22 de março de 2013

Insegurança



A insegurança é algo que atrapalha muitas pessoas, principalmente aquelas que não acreditam em si mesmo, se acham incapazes de fazer algo, de não ser aceita pela sociedade. Muitas vezes isso leva ao isolamento, por mais que tente achar o por que de tanta insegurança isso pode ter vindo lá da sua infância, quando seus pais te repreendiam de fazer algo achando que você não era capaz. Sim isso pode ter ajudado a construir sua insegurança, não totalmente mas uma parte dela.

Pesquisando mais sobre o assunto por ai vou colocar aqui alguns conceitos que achei interessantes: 

"A insegurança tem muitos efeitos na vida de uma pessoa. Existem muitos níveis. Quase sempre causa algum grau de isolamento como uma típica pessoa insegura se retira do meio até certo ponto. Quanto maior a insegurança maior o grau de isolamento. A insegurança está geralmente enraizada nos anos da infância da pessoa. Como ofensa e amargura, ela cresce em camadas, se tornando muitas vezes uma força imobilizadora que define um fator limitante na sua vida. A insegurança rouba por graus; o grau ao qual está entrincheirado iguala o grau de poder que ela tem na vida da pessoa."


"É possível, também, que a insegurança leve o indivíduo a não se considerar merecedor de ser feliz ou alcançar seus objetivos e sonhos. “Ele acaba desenvolvendo crenças e valores que limitam seu olhar sobre si mesmo e a vida. Daí para se autossabotar, ou seja, criar situações que bloqueiam sua felicidade, é um pulo”, diz o psiquiatra. Além da influência dos primeiros anos de vida – conceitos que lhe foram transmitidos verbalmente ou por atitudes –, o quadro é agravado pelas condições da sociedade moderna. “Há muita competição e exigência de que cada um seja perfeito em todas as áreas da vida. Como se isso fosse possível, e fazendo com que sejamos cobrados além de nossa capacidade.”
A falta de autoconfiança é, no mínimo, limitante. O inseguro perde a oportunidade de conhecer e experimentar o novo – seja uma pessoa, um lugar, um desafio. Por não valorizar seu potencial e não identificar suas habilidades, ele se fecha em si mesmo. “Nessa, deixa passar possíveis parceiros interessantes, não enxerga uma boa chance de emprego, não se lança em estudos e viagens, não investe em projetos pessoais e profissionais – e assim por diante”, considera acrescentando que tudo isso faz com que a pessoa se sinta infeliz, não fazendo o que gosta e não buscando prazeres."

Resumindo um pouco tirei algumas dicas importantes para se tornar uma pessoa mais segura. E ai estão elas:

  1.  “Avalie os bons aspectos da sua vida, valorizando-os. Ao mesmo tempo, considere o que você poderia aprimorar ou modificar para se fortalecer em todos os sentidos”.
  2. "Observe quais sentimentos e pensamentos o levam à insegurança. E, ao descobrir, tente se lembrar quando foi a primeira vez que se viu assim. Talvez você perceba que é possível olhar para o fato de forma diferente”.
  3. "Faça uma lista de suas qualidades e seus pontos fortes. "
  4. "Valorize sua opinião frente a fatos e situações"
  5. “Você pode aprender com seus erros e reformular suas atitudes sempre que necessário”
Fonte

Não vou negar eu sou uma pessoa muito insegura com tudo, não consigo ter confiança em mim, medo de não ser aceita pelas outras pessoas, medo de que meus assuntos com os outros seja uma coisa inútil e motivo de risadas, mas tenho tentado melhorar, já melhorei a minha insegurança em diversos pontos, mas o que me incomoda muitas vezes é a insegurança no relacionamento e para isso eu vou preparar um outro post. E espero que quem tenha gostado desse volte para ver o próximo.


2 comentários:

  1. Hey Girl ' Deixamos um selinho pra você lá no nosso blog
    http://estiilocp.blogspot.com.br/2013/03/selinho.html
    Beijinhos '

    ResponderExcluir
  2. eu sou um pouco insegura tbm,,rs
    seguindo se puder passa lá no meu blog
    bjus

    www.erikakikasouza.com

    ResponderExcluir

Muito obrigada por visitar o blog e ler esta postagem!
Fique a vontade para criticas, elogios e sugestões.

-Não ofenda ninguém
-Pergunte o que quiser
-Se eu falei algo que te ofendeu em alguma postagem, por favor me avise.

Curta a página no facebook.
Siga o blog no Google Friends
Volte sempre aqui, você é muito bem-vinda(o).

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...